Marketing Digital, Redes Sociais

5 Dicas para melhorar o engajamento no Facebook da sua empresa pet

Competir pela atenção dos usuários do Facebook é uma tarefa árdua. Se você acompanha nosso blog, já sabe que o alcance orgânico de páginas da rede social vem caindo constantemente. Mais do que nunca, lançar mão de práticas para aumentar o engajamento com suas postagens é essencial.

Quanto mais interações seu conteúdo gera, mais chance ele tem de aparecer para uma audiência maior e atrair mais clientes. Por isso, preparamos 5 dicas para melhorar o engajamento com publicações da sua empresa pet.

1 – Seja relevante para seu público-alvo

Antes de tudo, é preciso definir que tipos de pessoas você deseja atingir com suas publicações. Engajamento é fundamental, mas se você não buscar ser relevante para seu público-alvo, poderá ter posts com muitas curtidas e nenhum resultado. Toda postagem precisa, de alguma forma, ajudar a converter um fã em um cliente.

Dê uma olhada nos posts mais recentes que sua empresa fez no Facebook. Eles oferecem algum valor para seus clientes em potencial? De que maneira? Fazer essa análise pode ser duro, mas é necessário para montar uma estratégia consistente.

Tenha em mente que relevância é muito mais importante do que frequência. Não é possível ter sucesso no Facebook apenas com volume de publicações. O melhor a fazer é dedicar o tempo necessário para planejar cada postagem, de modo a satisfazer ao máximo seu público e, consequentemente, gerar mais engajamento.

2 – Invista em conteúdo evergreen

Conteúdo evergreen é aquele que não possui uma “data de validade”. Postagens desse tipo oferecem informações que se mantêm úteis por tempo indeterminado. Além de terem mais chances de gerar engajamento, essas publicações podem ser reaproveitadas várias vezes.

Uma boa forma de explorar conteúdo evergreen é tirar dúvidas de seus potenciais clientes ou ensiná-los a fazer alguma coisa. Que alimentos meu gato pode consumir? Vale a pena castrar meu cachorro? Como escolher a caminha ideal? Postagens com esse teor são rápidas de produzir e tendem a proporcionar altos níveis de interação.

Conteúdo desse tipo também faz com que sua página seja vista como uma fonte segura de informações relevantes. Dessa forma, você cria uma comunidade de possíveis clientes que confiam na sua empresa e tendem a dar preferência a ela na hora de uma compra.

3 – Tenha cuidado com autopromoção

Ninguém curte uma página para ter seu feed inundado por anúncios. Além de o algoritmo do Facebook dar pouco espaço a postagens que abusam da autopromoção, os próprios usuários tendem a rejeitar publicações desse tipo.

Além de gerar baixo engajamento, é muito provável que essa prática faça cair seu número de fãs. Lembre-se: seus posts devem ter como principal objetivo oferecer valor a seus potenciais clientes.

Você não precisa parar completamente de promover seus produtos e serviços, mas deve ter cautela. O ideal é buscar uma proporção de 80% de posts com conteúdo variado, focado no que seus fãs querem ver, e 20% de postagens sobre sua marca.

4 – Descubra os melhores horários para postar

Além de oferecer conteúdo de qualidade, é preciso saber em que momentos seu público está mais receptivo. Do contrário, você poderá acabar fazendo as postagens certas nos horários errados, e sua página terá dificuldades para conseguir bons resultados de engajamento.

Quais os melhores horários para postar, então? Depende. Um estudo da Sprinklr, por exemplo, mostrou que, em 2015, a faixa com mais interações, em dias de semana, foi entre 11h e 17h30, com uma leve queda no período de 12h30 a 13h30.

Pesquisas como essa podem servir como referências, mas não apresentam verdades absolutas. Cada público se comporta de maneira própria. Para otimizar sua estratégia, é preciso usar todas as informações disponíveis sobre seus potenciais clientes. Você pode começar pelos dados demográficos que o próprio Facebook fornece sobre as pessoas que curtiram sua página.

Analisar o desempenho de cada postagem é outra prática fundamental para conseguir mais engajamento. Além de indicar os tipos de conteúdo e assuntos mais populares entre seus fãs, também é possível descobrir os melhores horários para postar. Uma boa maneira de fazer isso é publicar os mesmos posts em diferentes momentos e verificar em que faixas houve mais interações.

5 – Explore o Direcionamento do Feed de Notícias

Nem tudo o que você posta é necessariamente interessante para todo o seu público. Entre os fãs da sua página, é provável que hajam pessoas de diferentes lugares, faixas etárias e gêneros. Por isso, alguns posts podem ter mais engajamento se forem direcionados apenas para uma fatia da audiência.

Se uma empresa de petiscos divulga uma promoção válida apenas para moradores do Rio de Janeiro, as pessoas de outras cidades provavelmente não terão motivos para interagir com a publicação.

O baixo engajamento, nesse caso, poderia ocorrer caso os seguidores da empresa fossem de vários locais diferentes. Por exemplo, se a página tivesse 20 mil fãs, mas apenas 3 mil morassem no Rio.

O resultado desse tipo de situação é que o algoritmo do Facebook interpreta aquele post como pouco relevante e faz com que ele apareça para menos pessoas. No exemplo acima, se o post da promoção tivesse sido direcionado apenas para moradores do Rio, o engajamento poderia ter sido muito maior, o que aumentaria o alcance da publicação.

A ferramenta de direcionamento vai além da utilização de informações básicas. Também é possível restringir a divulgação de um post com base nos interesses dos fãs. Esse recurso é particularmente útil para empresas que vendem para donos de diferentes tipos de animais. Ao postar um conteúdo exclusivo sobre cães, por exemplo, o administrador da página pode decidir direcioná-lo apenas para pessoas interessadas nesses pets.

Ao contrário do que muita gente pensa, o Direcionamento do Feed de Notícias está disponível para qualquer publicação, não apenas anúncios. Para utilizá-lo, basta clicar no ícone de um pequeno planeta Terra, ao lado do botão “Publicar”. Depois, é só clicar em “Dados demográficos” e inserir as especificações desejadas.

Fique ligado no blog da Adorável Criatura para mais dicas sobre Inbound Marketing e aprenda a gerir redes sociais, criar ótimos posts, planejar campanhas de e-mail marketing e muito mais.

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