Marketing Digital

3 passos para criar estratégias de Inbound Marketing

Quando começamos a estudar as possibilidades oferecidas pelo Inbound Marketing, é natural que fiquemos empolgados. Lemos inúmeros artigos e e-books, assistimos a tutoriais no YouTube, estudamos as principais ferramentas… São tantos novos conceitos, que facilmente nos vemos saturados de informação e não sabemos como iniciar.

Assim como toda empresa de sucesso evolui constantemente, aprendendo com os erros e seguindo a demanda dos consumidores, suas estratégias de Inbound Marketing não nascem prontas. Você estará sempre avaliando os resultados de cada postagem e usando essas informações para melhorar seu poder de atração de novos clientes.

Para ajudar você a começar a traçar e pôr em prática seu plano de ação, preparamos três passos simples:

1 – Estude seu público-alvo

Toda estratégia de comunicação tem, em sua base, a definição do público-alvo. Da mesma forma que nenhuma empresa vende para todo mundo, nenhuma postagem é direcionada a todo mundo. Por mais que sua base de clientes possa incluir pessoas muito diferentes, sempre é possível agrupá-las em segmentos, que demandam informações e interações especificas.

Por exemplo, se você é um fotógrafo pet, seu público pode ser composto por donos de muitos tipos diferentes de animais, moradores de diversas regiões e pessoas de todas as idades. Porém, quem contrata um serviço como esse provavelmente tem uma condição financeira mais confortável, além de manifestar um alto nível de empatia em relação a seus pets.

Para conhecer melhor seu público, comece reunindo o máximo possível de dados sobre seus clientes. Qual sua idade e sexo? Que tipos de animais possuem? Que produtos e serviços mais consomem? Com que frequência? Que fatores levam em conta na hora de comprar?

Talvez você não tenha todas essas respostas imediatamente e precise fazer algumas generalizações. Não tem problema. Aos poucos, você poderá tornar mais preciso o grupo que sua empresa entende como público-alvo e poderá até criar suas personas, personagens que reúnem diversas características comuns a seus clientes e servem para tornar a produção de conteúdo mais efetiva.

2 – Defina os assuntos mais importantes

Depois de entender quem receberá suas mensagens, é hora de definir o que você irá falar. De que maneira seu site, blog ou rede social poderia oferecer informação útil para seus clientes e potenciais clientes? O que faria com que essas pessoas fossem até sua marca, e não o oposto?

Para saber que informações publicar, é necessário entender que tipo de conteúdo seu público busca. É o momento de vasculhar a internet em busca de sites, blogs, canais e grupos de redes sociais acessados por essas pessoas. Com base no levantamento de dados que você fez sobre seus clientes, tente pensar como um deles para encontrar suas fontes de informação e comunidades virtuais.

Nesses espaços, você terá acesso a um grande banco de dados de dúvidas, problemas e assuntos interessantes para seu público. Observe que tipo de conteúdo é mais bem recebido e as características das postagens de sucesso: tamanho, linguagem, imagens, horário etc. Tudo isso servirá como guia na hora de você criar seus próprios materiais.

3 – Planeje sua estratégia de conteúdo

Conteúdo é a fonte de energia para suas estratégias de Inbound Marketing. Para que não perca o fôlego, é necessário garantir que seus canais de comunicação estejam sempre abastecidos com materiais novos e relevantes.

Agora que você já sabe que assuntos abordar, é preciso ter clareza sobre suas possibilidades de criação e postagem. A regularidade é um dos principais elementos de toda boa estratégia Inbound. Não adianta começar postando todos os dias da semana e depois ter uma queda na produção. O melhor é publicar menos, mas publicar sempre.

Quanto mais organizado for seu planejamento, mais chances você terá de cumpri-lo à risca. Não decida, simplesmente, fazer uma postagem no blog e três no Facebook a cada semana, por exemplo. Defina, antecipadamente, o tema, tamanho e fontes de informação de cada conteúdo, além de estabelecer os dias e horários que você usará para produzi-lo.

Seguindo esses passos, você será capaz de começar a explorar o mundo do Inbound Marketing e as vantagens que ele pode trazer para sua empresa. Não tenha medo de dar o primeiro passo. O mais importante é sempre acompanhar de perto os resultados de cada iniciativa. Aprenda com os erros e repeta os casos de sucesso.

Se você caiu aqui de paraquedas e ainda não sabe muito bem como trabalhar estratégias de Inbound Marketing, não tem problema. Há algumas semanas, criamos um post contando cada detalhe sobre esse conceito e como ele pode ajudar sua empresa a atrair mais clientes. Ficou curioso? Acesse aqui e saiba mais.

Fique ligado no blog da Adorável Criatura para mais dicas sobre Inbound Marketing e aprenda a gerir redes sociais, criar ótimos posts, planejar campanhas de e-mail marketing e muito mais.

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