Comportamento, D.I.Y., Donos de Animais, Saúde

Cachorro com medo de fogos: como acalmar seu pet

Cachorro com medo de fogos

Cachorro com medo de fogos é um problema muito comum durante o Ano Novo. Com um truque simples, no entanto, é possível acalmar seu amigo e curtir um réveillon tranquilo.

Muitos cães ficam extremamente assustados com o barulho de fogos de artifício. Na virada do ano, essa fobia pode causar um grande estresse ao bichinho. Alguns remédios calmantes podem ser receitados pelo médico veterinário para controlar essa situação. Mas você também pode testar um procedimento bastante popular, que acalma grande parte dos cachorros: o truque do pano.

É muito simples: basta usar um pano para enrolar o tronco do cachorro com medo de fogos, seguindo algumas orientações simples. Veja, abaixo, como fazer.

O que deixa o cachorro com medo de fogos?

Imagine escutar explosões altíssimas sem saber a causa. Provavelmente, você ficaria com medo. Como os cachorros não entendem o que são os fogos de artifício, para eles o barulho é extremamente angustiante. Muitos cães interpretam os sons como possíveis ameaças, o que os deixa alertas e provoca desgaste emocional.

Além disso, a audição dos cachorros é muito mais poderosa que a dos seres humanos. Se já tem gente que se incomoda com o barulho de fogos, imagine a situação pela qual os peludos passam! Para completar, no Ano-Novo, a queima de fogos de artifício costuma durar várias horas, em muitas cidades, pois as pessoas começam a soltá-los bem antes da virada.

Ou seja, é a receita ideal para uma noite de terror entre os cães. Muitos deles podem até fugir de casa, ou passar mal.

Como fazer o truque do pano?

Para acalmar seu cachorro com medo de fogos, você vai precisar de um pano longo, com o comprimento variando de acordo com o tamanho do pet. Basta enrolar ao redor do peludo de acordo com o desenho abaixo.

Aprenda a acalmar o cachorro com medo de fogos usando o truque do pano. Imagem: Divulgação/Twitter do Gelo of Paws

Aprenda a acalmar o cachorro com medo de fogos usando o truque do pano. Imagem: Divulgação/Twitter do Gelo of Paws

Primeiro, passe o tecido pelo peito do cachorro. Em seguida, cruze as pontas sobre o dorso do pet, fazendo com que elas se encontrem no tórax do peludo. Depois, cruze novamente, de modo que as pontas do pano voltem para a parte de cima do seu amigo. Por último, dê um nó firme, mas não muito apertado.

Tenha muita atenção para não comprimir o pescoço, a barriga ou a coluna do cachorro. Assim que finalizar o nó, observe atentamente seu amigo, para ver se ele está com algum tipo de limitação de movimentos ou respiração. Se isso acontecer, tire o pano imediatamente.

Mesmo que o peludo se adapte bem, fique de olho nele até a hora de tirar o pano. Afinal, em algum momento, o cachorro pode tentar remover o tecido e acabar se enrolando. O pet também pode passar em algum lugar onde a faixa ficaria agarrada.

O ideal é que você teste o truque do pano pelo menos uma vez antes do dia do Ano Novo. Assim, você se habitua a fazer ao procedimento, e seu cachorro já vai se acostumando à ideia de ficar um tempinho com essa “roupa” diferente.

Por que o truque do pano funciona?

O truque do pano foi desenvolvido pela treinadora de animais canadense Linda Tellington-Jones. A leve pressão exercida pela faixa de tecido faz com que o sistema nervoso do cachorro se reequilibre. A circulação do pet também é estimulada, o que evita que a cabeça sofra com baixa irrigação. Como resultado, o peludo, aos poucos, tende a se acalmar.

A resposta ao truque do pano varia de cachorro para cachorro. Em todo caso, mesmo que seu pet se dê bem com o tecido, evite ao máximo deixá-lo exposto ao barulho dos fogos de artifício. Dessa forma, todos passam um Ano-Novo mais tranquilo.

You Might Also Like